Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Socorro, são gémeos!

Socorro, são gémeos!

10
Jun20

E lá vamos nós para a fisioterapia!

IMG-20200610-WA0008.jpg

 

Pela primeira vez, o Tiago e o Duarte estão separados numa coisa, fisioterapia, o Tiago vai para a fisioterapia e o Duarte fica em casa. Este é um tema que não vos sei falar muito mas acho importante falar-vos dele, temos de estar atentos.


No hospital aconselharam-nos sempre a colocar os meninos para dormir alternando o lado para o qual viramos a cabeça, se está a dormir com ela para o lado direito depois do próximo leite devemos coloca-los com ela virada para o lado esquerdo, isto para evitar a assimetria do crânio. A cabeça de um bebé recém-nascido é pouco rígida sendo desta forma sensível às forças externas de pressão.


Enquanto eles são pequenos e no hospital foi uma tarefa fácil. Já em casa, após várias semanas, começámos a apercebermo-nos de que o Tiago tinha tendência em estar sempre virado para o lado esquerdo. Quer o metesse-mos na cama, quer no fraldário quer no ovinho, ele virava sempre para o lado esquerdo, mesmo que o metesse-mos para o direito passados cinco minutos lá estava virado para o lado esquerdo. A causa não sabemos, poderá ser do formato da cabeça dele (prematuro) ou devido a ter tido o cateter na cabeça do lado direito durante vários dias seguidos quando esteve internado, não sabemos ao certo.


Foi nos aconselhado fisioterapia, pois ele estava a ficar com os músculos mais desenvolvidos de um lado do que do outro, e também para corrigir a postura e evitar deformação na cabeça (penso que era isto, quando a médica não fala a nossa língua mãe às vezes tenho medo de não perceber alguma coisa).


E lá estamos nós (o pai e ele) a ir a fisioterapia. Notamos que o Tiago desenvolveu imenso desde que começou a fisioterapia. Apercebemo-nos também que tem uma personalidade muito vincada, só faz o que ele quer. Durante a fisioterapia e em casa faz os exercícios na perfeição, mas o lado preferido dele continua a ser o esquerdo.

 

 

 

1 comentário

Comentar post

Mais sobre mim

37 anos, no estrangeiro, cesariana prematura de gémeos...sobrevivi.

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D